Pablo Almeida

SEO, Links Patrocinados, Redes Sociais e Web Analytics

Página Inicial
O que você procura no meu site?

RSS dos posts
RSS dos comentários


03/11/2010 - Search Engine Marketing

Twitter e Blekko juntos. Por quê não?

Blekko, um novo buscador

E você, já testou o Blekko?

Recentemente foi lançado o novo buscador da Internet que, pelo que muita gente diz, promete perturbar os gigantes da busca. O nome? Blekko. Sim, se ele der certo, seu futuro pode ser dar uma “blekkada”. Já imaginou você largando o Google de lado? Pois é…agora surgiu alguém no mercado com uma proposta bem diferente: deixar os resultados na mão dos usuários (não 100%, mas é um começo)! Sim…se você se achava um inútil por não poder trabalhar no Google ou em outro player, agora você vai poder contribuir e dar relevância à nova Web que promete se formar do seu jeito! ;)

Analisando o sistema nos últimos dias, achei relativamente bom e com um propósito interessante. Ele parece deixar a organização na mão das pessoas em “protocolos e regras” semelhantes às do Twitter (followers, replys, hashtags, etc.). Pois bem, caso o usuário adote a causa, Google e Microsoft, aos meus olhos, estarão diante de um dilema: ambos lutam para organizar as informações na Internet através de algoritmos de rankeamento enquanto o Blekko deixou isso na mão do usuário. Se o desafio da facilidade e da Usabilidade for superado e o usuário criar certa empatia com o site, ao que me parece, o “bicho vai pegar”. Você pode ler o Blekko for Dummies, da Jessica Lee, da Bruce Clay, Inc.!

Vamos a algumas coisas que lembrei enquanto fazia uma série de testes no site:

  • sua SERP semelhante às do Google, Bing e Yahoo!, que visam gerar alguma familiaridade com os usuários;
  • o conceito da criação de listas e slashtags, me trouxeram à mente flashs de “Twitter + Delicious“;
  • o conceito de “seguir” perfis de pessoas, sites ou empresas, claro, lembra o Twitter.
  • dados interessantes de links podem ser extraídos, semelhante ao Open Site Explorer e do Majestic SEO, para análises de SEO;

O principal ponto a se pensar, na minha opinião, é o controle de spam já que isso é algo que atrapalha a vida de todos os sites da Web… e como eles tem essa dependência de ações humanas para avançar, a situação pode se complicar futuramente.

Mas vamos lá… Quem testou os recursos do Blekko, do ponto de vista de social search, certamente lembrou de diversos conceitos já existentes atualmente, principalmente no Twitter. Durante as últimas 48 horas, tentei ligar alguns pontos e levantar suspeitas de futuras movimentações “bombásticas” na Internet durante os próximos meses ou anos. Há algum tempo atrás, o Google e a Microsoft tentaram comprar o Twitter, porém o seus administradores decidiram resusar todas as propostas que pintaram e optaram por “parcerias”. Como todos nós sabemos, o Twitter explodiu em termos de tráfego e capacidade, o que fez com que o site cortasse diversos recursos em sua busca. Hoje, por exemplo o Twitter pode até armazenar todos os twitts da Web, mas não exibe os resultados de um períodos mais distantes…ou seja, o Blekko seria uma espécie de “a peça que estava faltando no quebra-cabeças”.

Com o processo de monetização do Twitter e todo o poder adquirido nos últimos tempos, será que comprar o Blekko e, finalmente, reestruturar seu sistema de busca seria o próximo grande passo do Twitter? Bem, vocês sabem, né?! SlashtagsHashtags… Listas… Followers… Tanta coisa se encaixa nesse jogo… :D

Será que o Twitter, finalmente, vai entrar na briga no mercado de SEM com uma possível aquisição do Blekko? Afinal de contas, o Google e a Microsoft tentaram comprá-lo e não conseguiram…por quê será?! Aliás, é bom o pessoal do Twitter ficar com os olhos bem abertos, pois o Blekko pode ficar bem mais interessante que o Twitter porque, pelo que percebi, em termos de complexidade, é mais fácil o Blekko lançar uma espécie de microblog do que o Twitter lançar um buscador!

Google e Microsoft, por favor, abram vossos olhos…principalmente vocês, Google, que, há alguns anos, preferiram o Jaiku ao Twitter e até agora não emplacaram uma vírgula na nova Era da Web: o “Social”.

Bom, tudo isso são apenas especulações minhas, mas as peças parecem de encaixar direitinho. E você, o que acha? :)

Feed, Pings e Trackbacks

Você pode seguir os comentários para este post através do RSS 2.0, deixar um comentário e ou fazer um trackback do seu site/blog.

Ainda não existem comentários

Que tal interagir com outros leitores comentando abaixo? Sua opinião e seu conhecimento podem ajudar outras pessoas! Colabore!

Deixe seu comentário

(*)

(*) (não será divulgado)