Existem meios de tornar o melhor buscador do mundo ainda mais poderoso. Então, que tal ter alguns recursos a mais para agilizar sua vida na busca pelo conteúdo perdido? Ou melhor, como tirar proveito disso, para montar o seu conteúdo e competir pelas primeiras posições? Acredito que as dicas abaixo vão lhe ajudar bastante em seu cotidiano. 😉

Operadores de busca e SEO: como utilizá-los?

Sim…é isso mesmo! Quem disse que os operadores de busca servem apenas para refinar resultados na SERP? Os operadores de busca também podem ser utilizados a seu favor para realização de estratégias de SEO. Eles podem lhe ajudar em diversas coisas, mas principalmente na análise de concorrência e na produção de conteúdo relevante e de qualidade.

Abaixo, citarei alguns dos operadores que mais podem auxiliar bastante em nosso cotidiano. Como dica, fique apenas atento a espaços na digitação do operador, pois não podem haver espaços. Veja alguns exemplos:

info:seusite.com

Com esse operador de busca, você pode obter informações de um determinado site e como o Google “trabalha” as informações que foram indexadas.

site:seusite.com

Com ele, é possível ter uma prévia de quais e quantas páginas estão indexadas no Google. Pode nos ajudar a verificar quedas bruscas no nº de páginas indexadas, por exemplo.

link:www.seusite.com.br

É utilizado para verificar os links da que apontam para seu site, também conhecidos como backlinks. Pode ser útil em trabalhos de link building. Também é interessante utilizar outras ferramentas como o Google Webmaster Tools e Google Analytics.

apartamento intitle:rio de janeiro

O Google restringirá os resultados à páginas que contenham o 1º termo da consulta que você fez e com o 2º termo especificado no título da página.

É possível usá-lo para saber quem está competindo com você usando as palavras-chave que te interessam no título do post e, consequentemente, competindo “mais diretamente” com você, e tentar encontrar pontos fracos nos seus concorrentes para depois tirar vantagem disso.

hotel intext:região dos lagos

Semelhante ao anterior, porém ele avalia o conteúdo como um todo, e não apenas o título da página.

inurl:pousada salvador

Avalia apenas a URL da página, por isso tenha em mente utilizar URL amigáveis e bem estruturadas.

restaurante inanchor:frutos do mar

O Google restringirá os resultados a páginas que contenham o 1º termo da consulta que você fez e com o 2º termo especificado no texto âncora.

hotel intext:rio de janeiro

Semelhante ao anterior, porém ele avalia o conteúdo como um todo, e não apenas o título da página.

Estes operadores podem ajudar muito, principalmente se você não tiver ou não quiser investir em softwares de SEO. 😀

Busca por imagens: obtenha tráfego e economize tempo

Otimizar imagens para um site, pode ajudar em coisas como:

  • economizar na transferência de dados;
  • obter mais tráfego;
  • melhora a acessibilidade;

Geralmente, utilizamos o Google Imagens para buscar por logotipos, ícones e outras coisas mais, mas como refinar esses resultados e torná-los ainda mais diretos para reduzir seu tempo de procura pela tal informação? Para refinar a busca de imagens, existem operadores de busca muito úteis como filetype:. Veja o exemplo a seguir:

fotos ipanema filetype:jpg

Com esse comando, solicitamos ao Google para que ele retorne apenas imagens no formato .jpg. O que auxilia, por exemplo, a excluir tudo o que você não quer ver como ícones, imagens e animações em .gif e todo o tipo de resultado que não interessa para você naquele momento de pressa.

Assim, podemos avaliar se um site está otimizado para a busca de imagens, por exemplo. Pode ser bastante útil para divulgação de banco de imagens, sites de fotógrafos e designers, etc. 😉

Tudo depende do objetivo…

Para concluir, etes operadores são muito úteis quando bem utilizados, pois nos ajudam bastante em avaliar manualmente os nossos concorrentes na página de resultados do Google (SERP) e até mesmo na confecção de link building.

Existem outros operadores, mas julgo os indicados acima como os mais úteis ao dia-a-dia. Você pode encontrar os outros operadores de busca e sua documentação no site Google Guide.

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