Cabral, nosso herói
Cabral, 1500

Muito se fala sobre o mercado de SEM, o famoso Marketing de Busca, que engloba a área de SEO e Links Patrocinados nos últimos meses. Uns falam e divulgam este “novo” segmento de forma correta, outros nem tanto, e,  por vezes, acabam cometendo falhas e  sendo altamente criticados…e, o pior, muita gente não sabe e nem faz ideia da importancia que isso tem para o mercado de Internet atualmente, mas diz que faz. Aliás, essa coisa de não saber nada, mas dizer que sabe fazer é algo bem comum no Brasil desde que Pedro Álvares Cabral chegou por aqui em 1500, né?! 😀

SEM: um mercado repleto de pérolas e mitos

Ao buscarem referências sobre “como aparecer bem no Google“, fujam o mais rápido possível sempre que se depararem com coisas do tipo:

SEO é só colocar umas meta tags e pronto…o Google indexa e te posiciona bem!”

“É só validar o site no W3C e colocar umas palavras-chave repetidas no seu site que ele sobe no ranking!”

“É só divulgar seu link o máximo de vezes possível pela Internet que seu PageRank sobe!”

“Cadastramos seu site em 80 mil buscadores!”

“Garantimos seu site nas primeiras posições do Google!”

“Trabalhamos na otimização de centenas de fatores que o Google usa para te posicionar bem!”

Alguns até dizem que existem cerca de 1500 fatores! 😛

Ou a mais atual, e cada vez mais frequente:

“Consultoria de SEO custa 300 reais!”

Existem inúmeras gafes sendo cometidas, mas essas são as mais populares e bizarras do mercado de otimização de sites. No dia que você pensar investir num profissional ou numa empresa para realizar trabalhos de SEO ou de Links Patrocinados, e ouvir/ler este tipo coisa, descarte-o (a) na mesma hora! A probabilidade de você ser enganado e acabar jogando dinheiro fora é extremamente alta! Se você ouviu estas “lorotas” e contratou esse fornecedor as chances de você ter se arrependido (ou ainda estar) é bem alta. E sim, existem agências “conhecidas” fazendo isso por aí, e até mesmo mascarando resultados para enganar seus clientes…  😯

Agências x sobrinhos: a guerra da criação de cobaias

Geralmente, este tipo de empresa é composta por gente que participou da Internet nos tempos da grande bolha que destruiu o nosso mercado, pois muito se prometeu e nada se entregou de resultado, consequentemente, nada se obteve de retorno, sendo este financeiro ou não, o que acabou afastando as empresas do mercado de Web por um bom tempo. Talvez por isso, nosso mercado só esteja alcançando um nível de maturidade decente, porém ainda longe do ideal, no final desta década. Ah sim…não podemos esquecer dos “sobrinhos” também. Cuidado com eles! Boa parte deles evoluiu e tornaram-se “empresários de sucesso” e contrataram aquele amigo de infancia super-legal que manja um pouquinho de coisa e que fez uns cursinhos por aí! Atenção: o barato pode sair caro…bem caro!

Uma coisa importante, é a avaliação do “currículo” do seu fornecedor, afinal, os cursos de extensão, Graduação, Pós Graduação e MBA existentes no mercado não preparam um profissional para atuar em alto nível com SEO, Links Patrocinados e Web Analytics já que seus módulos específicos raramente ultrapassam 30 horas de aula! É preciso muito mais que isso…é preciso estudar, ler, praticar e testar muito para estar maduro o suficiente, portanto nesta área diplomas e certificados são apenas um pedaço de papel que diz que você estudou aquilo, mas que não são capazes de dizer que você realmente absorveu os conteúdos e aprendeu! 😉

Atualmente, uma infinidade de informações são produzidas a cada segundo que se passa, e é preciso ter uma forma de encontrar informações relevantes, que estejam dentro do contexto desejado. Isso gera uma demanda fortíssima no mercado e inicia uma correria pelas melhores posições, uma nova batalha a cada dia. Vários “leões” são mortos a cada semana para concorrer pelas palavras-chave mais populares. Para brigar por elas nos rankings dos sites de busca, você deverá estar munido de um bom fornecedor e de criatividade para dar e vender, além de dinheiro, para poder sentir uma diferença real no seu negócio, algo que diversas vezes acaba mexendo com a estrutura off-line da empresa de forma positiva e “radical”. Aí sim, será possível obter retorno de cada centavo investido. Algumas vezes, cria-se uma equipe própria e especializada para cuidar dessa área na empresa, seja contratando profissionais no mercado de trabalho ou dando treinamentos específicos para aproveitar melhor os profissionais que já existem dentro da empresa.

Agência full-service x Agência “topamos qualquer parada!”

É comum que muitas agências digitais, até mesmo as mais conhecidas, usem de sua influencia e sucesso em outros ramos do mercado de Internet para oferecerem este tipo de trabalho ao cliente, afinal de contas  é mais dinheiro que entra no caixa! Além de toda a facilidade gerada pelo relacionamento em outros projetos e a esperança de algo positivo no finl das contas. Uma das causas disso, é a relação íntima que SEO possui com a área de Web Design. Dependendo do ramo do cliente, este tipo de coisa acaba dando algum retorno no começo, pois a concorrencia ainda é relativamente baixa no mercado brasileiro, mas bastará seu concorrente contratar um fornecedor especializado para que você veja que seus esforços não estão resultando em nada e que seu tempo e  dinheiro estão indo por água abaixo. É preciso diferenciar as agências full-service, que contam com um setam setores espcializados em todas as áreas, das agências “topamos qualquer parada”, que em 99% dos casos é o desenvolvedor front-end/ HTMLer (o “carinha de HTML e CSS”) que vai cuidar da implementação de SEO. No mercado brasileiro, existem agências e profissionais especializados que já atuam há algum bom tempo, então isso já ajuda bastante na hora de cotar nomes no mercado de SEO e Links Patrocinados para realizar seu projeto, o que reduz consideravelmente os riscos de encontrar problemas durante o mesmo. Existem muitos profissionais que realizam muito mais do que uma agencia inteira. São poucos, mas estão no mercado fazendo um excelente trabalho e, apesar da carreira solo, possuem uma infra-estrutura invejável quando comparada para grande parte das agências digitais existentes no Brasil. 😀

Nos próximos posts, falarei um pouco mais sobre como escolher o fornecedor de SEO e Links Patrocinados ideal para o seu projeto, incluindo algumas fontes de informação para que você possa entender o vocabulario do setor e poder tomar esta decisão tão importante para seu negócio de forma consciente. Hoje foi apenas um alerta para que você fique ciente do que está acontecendo no mercado brasileiro de SEM.

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