Rá… Horário nobre da TV Globo, aquele comercial espetacular, belas imagens, animais “fofinhos” no comercial e uma grana pesada investida no mundo off-line. O que você esperaria disso? Links, press releases, visitação do site bombando, etc., certo? Pois bem, meu (ou minha!) jovem, você errou! 😀

Quem diria que um dia eu ia ficar testando praticamente todas as URL que divulgam nos comerciais de TV do horário nobre, principalmente da Globo. Estava eu quietinho na minha cama vendo TV e num dos intervalos do horário nobre da Globo, fui impactado pela propaganda do Gol Rallye, novo carro da Volkswagen. Abaixo, o vídeo espetacular produzido para a fabricante de carros:

Irado, né? Um carro bonito, um vídeo bem feito, uma idéia legal para lançar um carro novo, que promete vender bastante no mercado automobilístico brasileiro, e muita…mas muita grana investida em mídia no horário nobre da TV. Pois é, pena que a agência de publicidade da Volkswagen, a Almap BBDO, uma das melhores e mais premiadas agências de Publicidade do mundo, cometeu uma gafe das mais bizarras que já vi na vida! Veja de novo o vídeo acima e observe bem o endereço do site do Gol Rallye ao final do vídeo. E aí? E aí? E aí? Abaixo, o diagnóstico técnico… 😀

Coisas macabras acontecendo no servidor… SEO, né?!

Volkswagen errando no mundo on-line!
Volkswagen

Pois bem, além de dar erro por estar sem “www”, quando você digita com o “www” é feito um redirect 302, que não é um redirecionamento muito amigável aos buscadores como Google e outros de menor expressão. Na sequência, uma das gafes mais macabras que vi uma grande marca cometer recentemente na Internet: o redirect 302 me joga numa página em branco que faz redirecionamento com meta tag refresh! para o http://www.golrallye.com.br/, que custa dinheiro (mais prejuízo!). Daí, ao acessar o site, percebi que ele não era em Flash e no mesmo segundo veio à minha cabeça: “Certamente houve uma preocupação em produzir/vender um projeto amigável aos buscadores para o pessoal da Volkswagen. Tentaram!”. Mas um dia vi em algum programa do Roberto Justus, na Record, uma frase que dizia algo mais ou menos assim:

Para vencer na vida, ter vontade não é o suficiente!

E aí, eu me pergunto: Vender projetos de Internet numa agência desse porte sem ter pessoas especializadas em Internet funciona? Eu acredito firmemente que não e que, em boa parte das vezes, só o dinheiro no caixa é o que importa. Pelo menos é essa sensação que tenho! 🙂

Não terceirizem Internet. Façam Internet!

Pode não ser o caso da Almap BBDO, mas em muitas agências off-line os trabalhos de Internet sequer estão divididos em setores como Search Engine Marketing, Web Analytics e de Desenvolvimento Web para avaliar este tipo de coisa. A maioria não tem sequer uma pessoa sequer para avaliar este tipo de trabalho por um simples motivo, terceirizar “não vai gerar dores de cabeça” internamente. Pois é…o novo incomoda, né?

Vocês terceirizariam o trabalho que é da Criação? E do Planejamento? Pois bem…com a Internet em alta, vocês precisam acordar para coisas como produção e otimização de sites, mensuração e tagueamento, dentre tantas outras coisas que as boas agências digitais hoje fazem. Mas terceirizar não é a solução, pois há duas coisas importantíssimas que devem ser retidas com vocês: o know-how e o know-why. É isso que agrega valor aos projetos de Internet, principalmente os que buscam integração com as campanhas off-line.

Essa ação da Volkswagen exemplifica muito bem o problema da desconfiança dos resultados de Internet, fazendo com que as verbas sejam sempre curtas já que não passam confiança ao cliente e aos diretores das grandes agências. Aí, deixo algumas perguntas no ar para as agências “tradicionalmente off-line“, incluindo a Almap BBDO:

  • Vocês testam as URLs desses anúncios de revista, TV, rádio, etc.?
  • A produção do site foi terceirizada com alguma agência? Por que não fazer internamente?
  • O conceito de “SEO Friendly” marca presença no escopo das suas ações?
  • Existe alguém ou alguma equipe tecnicamente competente para avaliar essas atividades na agência?

Fazer propaganda na Internet requer conhecimento e constante atualização, mas, ao meu ver, boa parte das maiores agências de Publicidade do país querem lidar com algo novo da maneira antiga. Acordem!

Grandes agências, coloquem a mão na consciência!

O objetivo deste post não é, de forma alguma, arranhar a belíssima imagem da Almap BBDO ou da Volkswagen, mas sim alertar que muitas vezes Internet não ganha respeito nas grandes agências “tradicionalmente off-line” porque processos importantes não são cumpridos ou são executados de forma errada e informações importantes deixam de ser extraídas por pura inexperiência. Fico triste porque muita coisa legal pode ser feita, mas, infelizmente, não acontecem porque elas não sabem mensurar os resultados e os impactos que o off-line causam no mundo on-line. Exemplo básico: taguear os redirecionamentos com as variáveis de campanhas do Google Analytics. Com isso, informações importantíssimas seriam obtidas para avaliar o impacto das propagandas off-line, como o acesso ao site nos horários próximos à veiculação na TV.

Almap BBDO, se precisarem de alguma coisa de SEO , Links Patrocinados ou Web Analytics, basta falar comigo na próxima vez que eu ajudo na “camaradagem” dando o caminho das pedras, mas atentem-se a estas dicas que deixo aqui para vocês que já vai ajudar bastante. Ah sim…e parabéns pelo comercial! Gostei bastante e estou pensando seriamente em comprar um Gol Rallye pra mim este ano, mas antes eu preciso obter a CNH em Abril! 😀

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