É…eu sei que está difícil contratar profissionais de Links Patrocinados, passei por isso na minha empresa anterior e tive que formar um profissional praticamente do zero e, agora, não estou conseguindo encontrar mais profissionais no Rio de Janeiro para trabalhar comigo na minha atual empresa. Em São Paulo e em outras cidades, o cenário também não é muito diferente. Chegam currículos de gente que nunca trabalhou e nem estudou nada de Internet na vida querendo a vaga. Às vezes a gente ri, às vezes a gente chora de rir…e claro, às vezes a gente chora de verdade porque não acha ninguém para a vaga! 😀

Desde o ano de 2009, quando eu, efetivamente, comecei a prestar serviços como consultor de Links Patrocinados e SEO, eu tinha essa vontade de montar algo para colaborar com a formação de profissionais para o mercado. Já vi várias iniciativas no mercado de Search Marketing: podcasts, portais, blogs e cursos. E de todas elas, os cursos são os mais decepcionantes: preços altíssimos por um conteúdo que você tem acesso gratuito nas documentações do Google AdWords e do Yahoo! Search Marketing. Pois bem, mais uma vez, me revoltei e “chutei o pau da barraca”: decidi criar um blog/curso gratuito de Links Patrocinados! 😉

Sempre fui o tipo de profissional que peguei projetos ou atividades nas quais eu conseguiria atender. Acho vergonhoso quando profissionais que se propõe a cobrar dinheiro de pessoas para vender cursos/conteúdos que poderiam ser resolvidos com indicações de links e estudos. Para mim, é praticamente violação de direitos autorais. Pouquíssimos cursos hoje no Brasil são realmente bons e baseados em experiências próprias e voltados ao nosso mercado. Dá pra contar nos dedos de uma só mão! Pois bem, foi pensando nisso que decidi montar um blog sobre Links Patrocinados: para concentrar informações como num livro, porém digital.

“Mas o site nem está no ar. Como será isso?”

Por isso mesmo estou comunicando agora. Assim, você pode se “acertar” aí e daqui há alguns dias poderá publicar seu artigo lá e ajudar o pessoal que realmente quiser trabalhar no nosso mercado. A idéia é colaborativa e está aberta para toda a comunidade de Search Marketing do Brasil, em especial aos que são focados em Links Patrocinados.

“E quais conteúdos serão úteis?”

Bom, o objetivo do blog não é formar profissionais que já estão no mercado e sim dar base sólida para quem está há pouco tempo nele e para aqueles que querem entrar. Ou seja, se você já manja bastante de Links Patrocinados, este blog não é para você ler, e sim ensinar, sugerir, compartilhar, discutir e aprender com erros que você pode estar cometendo. Apenas contribua. Toda ajuda será bem-vinda! 😉

Se você acha que pode elaborar um bom artigo sobre algo básico de Links Patrocinados “misturado” com assuntos relacionados (SEO, Web Analytics, Landing Pages, etc.), ajuda aí. Não precisa ser algo espetacular, mas acho que é importante ser melhor do que andam oferecendo nesses cursinhos de 16h que custam o olho da cara! Esses artigos serão compilados aqui no blog como se ele fosse um livro só que sempre atualizado. Será uma documentação de Links Patrocinados e de seus conceitos, e não somente de assuntos de plataforma, como o Google AdWords e o Yahoo! Search Marketing.

Ah sim, e pelo amor de Deus, não me venha com artigos traduzidos, ok? Você não é mais esperto que ninguém que está no mercado. Se quer participar, colabore com as suas experiências! Se fosse para traduzir ou simplesmente copiar da documentação, eu faria sozinho e dava os links para as fontes.

Ao final dos estudos haverão exercícios e uma prova para comprovar que os conhecimentos foram absorvidos. Quem passar, terá o currículo publicado numa categoria especial aqui do blog onde somente as empresas que lidam com Search Marketing terão acesso. Dessa forma, podemos ter sempre um parâmetro de qualidade dos conteúdos.

Como se tornar um colaborador?

Se você é uma pessoa ativa nas redes sociais ou nos fóruns existentes sobre o assunto, você está apto a ajudar na criação do blog. Certificação dos programas do Google ou do Yahoo! não serão pré-requisitos, pois 90% dos melhores profissionais de Links Patrocinados que conheço não possuem certificação, eles possuem o principal: trabalhos bem feitos!

Abaixo, algumas informações que seria legal receber de você que quer contribuir:

  • Apresentação do profissional:
    • Perfis nas Redes Sociais (para ajudar na divulgação!);
    • Currículo;
    • Principais especialidades;
    • Empresas/Contas em que atuou;
    • Principais desafios até hoje.
    • Como você pretende nos ajudar? (Seja direto!)

É, eu sei…é chato! Está com cara de entrevista, né? Também não curti muito isso, mas esse é o “preço” a ser pago quando você não tem presença forte em redes sociais, daí acaba tendo que repetir a mesma coisa toda hora porque ninguém conhece aquele seu trabalho espetacular que você não divulgou. Acorda! Nós trabalhamos com Marketing e Publicidade. Faz parte! Isso não significa mentir ou se dizer melhor do que os outros, quer dizer simplesmente que você divulga os frutos gerados pela “ralação” do seu dia-a-dia. Pena que algumas pessoas não sabem interpretar isso e acabam formando uma opinião errada sobre quem faz bons trabalhos e os divulga.

Como disse antes, para participar, o mais importante e fundamental é você ter bons trabalhos para mostrar para o mercado. Assim como um artista precisa de obras-primas para mostrar ao mundo, você precisará de bons trabalhos para fazer parte do blog. Você não precisa mostrar os números e nem ter trabalhados em contas com verbas grandes. Use porcentagens para mostrar a evolução que seu cliente teve e lembre-se de uma coisa, o principal desafio é o pequeno cliente. 🙂

Faça como nos grandes eventos de Search Marketing e compartilhe isso no SlideShare e entre em contato comigo.

“Ok. E o que eu ganho com isso?”

Meu respeito. Pode até não valer muita coisa, mas é a única garantia que você terá ao me ajudar…ao ajudar o seu mercado de trabalho evoluir! Além disso, participar de algo que cresce cada vez mais pode te render bons frutos lá na frente! 😉

As regras serão estabelecidas em breve lá no blog de Links Patrocinados e deverão ser respeitadas para manter a ordem na casa. Fechado? Fica tranquilo que elas serão bem simples.

O seu convite para participar dessa iniciativa está aqui!

Antes que você pense que vai existir panelinha, eu já te adianto: não vai existir panelinha! Então, amigos, inimigos e desconhecidos, sejam bem vindos! O importante nessa hora é mostrar que existe uma coisa mais importante: o amor à profissão! 🙂

Se você trabalha em alguma agência, grande ou pequena, ou é um profissional independente e tem bons trabalhos para mostrar que pode colaborar com o blog com bons conteúdos. Ah sim, se tu for de alguma empresa, peça apoio de seus líderes, afinal de contas, no final disso tudo haverá um banco de currículos só de Links Patrocinados, assim vocês não vão mais passar por dificuldades tão grandes de encontrar profissionais da área no mercado de Paid Search (busca paga).

Sendo bem sincero, espero contar com a colaboração do IAB Brasil, em especial dos integrantes do comitê de SEM. Afinal de contas, a iniciativa surge alinhada justamente com o principal objetivo deles é:

“[…] apoiar e fomentar o mercado de Search Engine Marketing abrindo espaço para divulgação, educação e pesquisa, promovendo o meio e criando um melhor ambiente para profissionais e empresas […]”

Fácil, né? Então prepara isso aí compartilha no Google Docs, no SlideShare ou outras redes social que você achar ideal e me manda o link para eu acessar. Seu trabalho será avaliado e, se ele for bom, você receberá um e-mail com login e senha para ser um autor lá no blog e começar a ajudar seu mercado a sair dessa maldita inércia! 😉

Tags: , , , ,