Uma das coisas que mais vejo as pessoas se confundirem e errarem na hora planejarem algo em SEO ou Links Patrocinados, é errar justamente onde não devem: escolha das palavras-chave. Esse é o maior erro que profissionais fanfarrões e agências desqualificadas sem nenhuma capacidade de prestar um bom serviço relacionado a SEM cometem no dia-a-dia e tanto prejudicam seus clientes, que, na maioria das vezes, possuem um grande potencial para obter bons resultados nos mecanismos de busca.

Dicas para escolher palavras-chave de forma eficaz

Imagine a seguinte situação:

Você vende bicicletas em sua loja on-line, mas seu e-commerce não está dando tanto retorno quanto poderia. Você sempre vê seus concorrentes vendendo super-bem, mas você mesmo não sai do lugar e não dá uma pedalada pra se aproximar da concorrencia. Então, você pensa em investir um pouco mais e dar uma chance ao Google e decide investir uma pequena verba no seu negócio para ver o retorno que isso vai te trazer.

A primeira que você vai ouvir ou ler por aí é: escolha as palavras-chave corretas para divulgar seu negocio. Você pensará que é fácil fazer essa escolha, afinal são só escolher as palavras-chave colocar no seu site e pronto. Faça isto e este será primeiro passo para o fracasso. Vá com calma… Tudo bem que você deve levantar o máximo de palavras-chaves relacionadas às suas bicicletas, mas você não pode simplesmente inserir no seu site feito um louco e achar que isso te trará algum resultado.

Se for possível, realize um brainstorm com seus funcionários e com seus clientes através de pesquisas simples. Veja algumas dicas abaixo:

  1. peça para escrevem um determinado nº de palavras-chave relacionadas ao seu negocio;
  2. peça para que escrevam uma redação sobre o seu ramo de atuação, seus produtos, etc.
  3. pegue um marcador e destaque as palavras-chave e expressões que estão relacionadas ao seu ramo.

Este é o 1º momento para entender o pensamento das pessoas que estão próximas de você e do seu negocio. Isso lhe indicará a 1ª direção que você deve seguir na pesquisa pelas palavras ideais.

No começo, a melhor estrategia é “correr por fora”. Alguns estudos de mercado indicam que as buscas são em sua grande maioria são compostas por 2 ou 3 palavras-chave, por isso preste bastante atenção neste detalhe. Você deve usar palavras-chave que irão conduzir o tráfego para o seu site e aumentar as suas conversões (o que você definiu como seu obetivo). Não dê atenção à histórias relacionadas a long tail (cauda longa), principalmente quando o assunto for SEO. Uma boa estrategia de SEM deve ser composta por cabeça, tronco e membros. Você otimiza seu site para pessoas, não para cachorros, dinossauros, dragões e outros bichos…então faça uma estrategia o mais completa possível e continue sempre aperfeiçoando-a através da inteligência retirada de suas análises, portanto, pode "passar o cerol" na cauda do 1º animal que passar na tua frente! 😉

Estime o desempenho das palavras-chave selecionadas

Para fazer as escolha das melhores palavras-chave corretas, você poderá usar usar algumas ferramentas on-line para verificar a concorrência e estimar o volume de buscas e tráfego que que estas palavras-chave geram. Estas informações são cruciais serão muito uteis para verificar se sua estratégias tendem realmente a dar resultados positivos.

1. Google Adwords Keyword Tool

Google Adwords: Keyword Tool
Google Adwords: Keyword Tool

A ferramenta da palavras-chave do Google é a ferramenta ideal para iniciarmos nossas análises, pois com ela temos uma prévia de como andam as buscas ao redor do mundo de acordo com o idioma das palavras inseridas, e ela ainda traz as seguintes informações :

  • concorrencia entre os anunciantes;
  • classificação por relevancia;
  • volume de pesquisa mensal.

Estes dados servem tanto para SEO quanto para Links Patrocinados. A ferramenta da palavras-chave do Google ainda traz as palavras relacionadas às que você informou ao sistema o que facilita muito a busca por informações dos termos desejados. Ela também traz o tipo de correspondência para que você possa segmentar e otimizar suas campanhas de Links Patrocinados no Google Adwords.

Se você já tem um site, você também fornecer seu endereço que a ferramenta de palavras-chave varrerá todo o seu conteúdo fará sugestões de palavras relacionadas ao seu nicho. Esta é outra grande facilidade que ela oferece.

2. Google Insights for Search

Google Insights for Search
Google Insights for Search

Sabe quando você está na dúvida na hora de usar sinônimos no seu texto para escrever algo mais interessante e menos repetitivo? Pois é…o Google Insights for Search é a ferramenta perfeita para se usar no momento da geração de conteúdo relevante. A aplicação é bastante flexível para fazer análises e segmentação de diversas formas. Com ela, podemos identificar sazonalidades. Sua interface é bastante simples e intuitiva.

3. Google Analytics

Google Analytics
Google Analytics

Hoje uma das ferramentas mais robustas do mercado para coleta e análise de métricas digitais, o Google Analytics permite fazer inúmeras análises sobre o seu site de acordo com sua necessidade. Acredite, talvez hoje não haja ferramenta melhor no mercado, principalmente quando a comparação é por custo x benefício, já que esta ferramenta de Web Analytics é gratuita.

4. Google Webmaster Tools

Google Webmaster Tools
Google Webmaster Tools

As ferramentas para Webmasters do Google talvez sejam as que exijam um pouco mais de conhecimento técnico dos usuários, mas também bastante intuitivas desde que se tenha conhecimentos de SEO para saber o que se pode fazer com cada ferramenta. Lá você pode conferir as buscas que os usuários estão fazendo e a posição que seu site aparece para as buscas por determinadas palavras-chave…mesmo que ele não seja clicado.

Entenda quem é e como pensa o seu público!

Depois de identificar as palavras-chave que são mais relevantes para o seu site, você pode usar essa lista para definir suas estratégias de SEO e PPC (Links Patrocinados). Dedique uma parte seu tempo fazendo algumas análise de suas palavras-chave e do tráfego que elas estão gerando verificando seus relatórios do Google Analytics (ou outra ferramenta).

É importante segmentar palavras-chave que são relevantes para o seu negocio, mas não se sacrifique demais com algumas palavras. No exemplo, dado a palavra bicicleta é muito genérica e certamente já apresenta um nível de competitividade muito alta, portanto, não desperdice tempo fazendo sacríficios e outras insanidades para posicionar-se bem com ela. Isso não significa que você não deva trabalhar a otimização do seu conteúdo para esta palavra, o melhor posicionamento com esta palavra-chave virá a longo prazo. Será uma consequencia do seu bom trabalho.

Neste post, usei como exemplo um e-commerce e vimos dicas para trabalhar na escolha de palavras-chave de , por isso o que interessa são as vendas, as conversões. Neste tipo de caso, o ideal é monitorar o relatorio de conversão de palavras-chave para ver quais palavras-chave estão gerando vendas, mas se o objetivo fosse tráfego, poderia se gerar um reletório por visitantes, tempo na página, quantas páginas foram visitantes, etc. Se você constatar que o desempenho de determinadas palavras estão melhores do que de outras outros, mude seu foco para essas palavras-chave para alcançar os melhores resultados possíveis. Com o tempo, você vai ajustar sua estrategia para trabalhar as palavras-chave que você sabe quem tem o melhor desempenho e desfrutará do tráfego constante e dos novos negócios à partir de sites de busca como Google, Bing e Yahoo!. Quem sabe numa dessas você não fica rico? 😀

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