No artigo anterior, alertei sobre os perigos na hora de escolher o seu consultor de SEO e Links Patrocinados, pois o mercado de SEM está infestado de agências digitais, consultores e freelancers que não possuem know-how o suficiente para atender seus clientes com sucesso e que tenham disposição de encarar a concorrência (e seu fornecedor) quando ela decidir investir em Marketing de Busca.

Dicas importantes para analisar uma agência de SEM

No caso de você já possuir uma agência digital, é fundamental que:

  • o departamento de Design tenha bons profissionais de Arquitetura de Informação e Usabilidade;
  • o departamento de TI conte com profissionais bons em Web Standards e em tecnologias server-side (PHP, .NET, JSP, ColdFusion, etc.);
  • a equipe de Marketing conte com um profissional capaz de analisar relatórios da ferramenta de Web Analytics do site, e que possa traduzir os números lá gerados em ações para que o site continue sempre evoluindo e atendendo às expectativas dos visitantes da melhor maneira possível. Na maioria dos casos, é provável que sua ferramenta de métricas seja o Google Analytics.
  • exista um profissional especializado em Web Writing, de preferencia na equipe de Marketing. E que conheça seu ramo de atuação para escrever matérias interessantes. Conteúdo é rei: bons textos e bons anúncios são fundamentais para a obtenção do sucesso. O jornalista é uma peça-chave para você!
  • o Atendimento esteja apto a cuidar um projeto digital e que tenha, no mínimo, conhecimento intermadiario de SEO e Links Patrocinados.  Ele deverá estar sempre atualizado para que possa extrair o máximo de cada membro da equipe. Além disso, deverá lidar com o cliente de forma de forma clara e eliminar sempre todas as dúvidas dos envolvidos no projeto. Essa ponte do Atendimento é crucial, pois falhas na comunicação podem atrasar (e muito!) todo e qualquer projeto.

Existem agências digitais com setores especializados e dedicados à área de buscas e métricas digitais. Geralmente, as outras equipes possuem setores acostumados a lidar com projetos de otimização de sites.

Prefira não ter 2 agências, pois as chances das atividades demorarem mais que o habitual para acontecer, é muito alta e ninguém quer desperdiçar tempo. Além de eventuais divergências que poderão surgir no meio do caminho. Neste tipo de caso, prefira ter um consultor especializado em SEM para dar orientações e acompanhar a evolução do projeto juntamente com seus funcionários.

E como avalio um consultor de SEO e Links Patrocinados?

O mesmo vale para o consultor que você esteja interessado em contratar. É fundamental que ele já tenha atuado diretamente com otimização de sites, mesmo que ele não “meta a mão na massa” no seu projeto, ele deverá orientar a sua equipe da melhor maneira possível. Ele servirá como um guia para sua equipe.

Obviamente, ele deverá conter todo o conhecimento que uma agencia teria, e além de possuir boa parte dos recursos tecnológicos para auxiliar na execução das tarefas. É comum que os departamentos de TI, Design e Atendimento tenham essa relação direta com ele, por isso todos deverão falar a mesma língua e serem bastante claros e transparentes. Sempre que possível, e necessario, reúna todos os envolvidos para avaliar se tudo está correndo bem e se é possível melhorar os fluxos de comunicação para agilizarem as tarefas a serem executadas.

Mas e o Atendimento? Centralizar as informações na mão do Atendimento, pode não ser uma boa ideia, pois o mercado vive um momento tão dinâmico que informações podem passar despercebidas, portanto cobre que seu Atendimento esteja atualizado para que seja capaz, também, de planejar ações para o projeto. Isso poderá ser feito quando os pontos críticos forem resolvidos e os primeiros resultados surgirem.

O contrato feito será de exclusividade?

Se possível, evite contratar consultores e empresas que atendam à concorrencia. Isso é ruim para você e reduz bastante as chances de seu projeto possuir inovações e diferenciais significativos. Além disso, outro fator importante, é o tempo. Lembre-se que o consultor, geralmente, atua sozinho e que as agências sempre estarão atendendo a outros clientes e nem sempre poderão te atender da melhor maneira possível, a não ser que haja uma equipe dedicada ao seu projeto. No caso de contratar um consultor exija presença e atuação constantes junto à sua equipe. Um consultor ausente, compromete qualquer projeto em qualquer empresa e em qualquer área, portanto muito cuidado! 😉

Feita a escolha, estabeleça o cronograma e o tempo de duração do contrato. Geralmente, projetos de otimização de sites levam no mínimo 6 meses para gerar os primeiros sinais claros de sucesso das tarefas, por isso é comum que contratos de 1 ano, no mínimo, sejam assinados. Assim pode-se resolver os principais problemas no começo, em seguida obter os primeiros nºs e feelings para iniciar as reformulações mais radicais no projeto, e, aí sim, sobrando tempo, pode-se tentar inovar.

A extensão do contrato tende a ser cada vez mais vantajosa, pois sua empresa possuirá dados mais consistentes das análises feitas na ferramenta de Web Analytics. Assim, fica muito mais fácil tomar decisões baseadas em fatos e menos “achismo”.

Sempre que possível reúna os responsáveis de cada setor, e reúnam-se para avaliar as tarefas a serem exercidas. Um exemplo de como devem ser estas reuniões: mesmo que o líder do departamento de Design, não esteja diretamente envolvido numa tarefa, ele deverá estar atento ao que está sendo passado ao setor de Tecnologia, pois cada elemento do site deverá ser otimizado ao máximo para que o resultado das atividades seja o mais positivo possível. Evite generalizações. Sua equipe deve ser formada por especialistas em casa área. Designers são designers e programadores são programadores.

Quem será o seu fornecedor de SEM?

Com as dicas acima, creio que já seja possível encaminhar a escolha de fornecedor de SEO e Links Patrocinados ideal para seu projeto. Obviamente, que poderão existir vários outros quesitos que variarão de um projeto para outro, principalmente quando o projeto é grande, muitas das vezes acabarão envolvendo muitas e muitas pessoas, talvez até outras empresas.

Outra dica bem legal é dar uma olhada no post Dicas para contratar fornecedores, do blog CIO, pois existem informações sobre a fase de negociação, contratos, influência do cliente, etc.

Agora, que tal dar uma estudada nos termos mais comuns da área de SEM? Leia o Glossário de Search Engine Marketing para fazer bonito nas reuniões e mostrar que você está fera no assunto! 😉

Bem, acho que é isso…espero ter contribuído! Até a próxima! 🙂

Tags: , , , , , , ,