Quem me segue no Twitter, percebeu que não fui à Las Vegas para marcar presença no melhor evento de SEM do mundo em 2009, o PubCon, porém tentei fazer uma pequena cobertura remota e acompanhar ao máximo o que aconteceu por lá para disponibilizar algumas observações interessantes em relação ao nosso mercado de Internet.
Ao contrário do que muitos devem estar pensando, o evento não trouxe muitas inovações técnicas, mas sim estratégicas. A visão que os gringos possuem, boa parte do mercado brasileiro simplesmente ignora. Alguns pontos que chamaram muito minha atenção é que o mercado estrangeiro tem dado muita importancia ao planejamento estratégico e à elaboração de estudos para compreensão de comportamentos de seu público-alvo, tanto de prospects como de clientes, para maximizar seus resultados e agilizar a tomada de decisões. Veja os assuntos que foram bastante tratados direta e indiretamente no PubCon e que mais me chamaram atenção:
- forte respeito e identificação dos funcionários com a cultura corporativa;
- estudar o comportamento de propects e clientes;
- segmentar seus conteúdos;
- popularizar o negócio e a marca na Internet;
- maximizar de resultados usando programas de afiliados;
- dar atenção ao processo desencadeado no pós-venda:
- relacionamento;
- suporte;
- fidelização.
Para quem trabalha com o mercado de Internet, especialmente de Marketing Digital, sabe (ou pelo menos deveria saber) o que isso significa, pois não há nenhuma novidade nisso. A grande diferença é que muita gente no Brasil ainda não realiza nada disso, ao contrário dos gringos que investem pesado. Como disse no meu Twitter logo no 1º dia do evento (veja a imagem abaixo), a diferença entre o nosso mercado e o deles está no foco estratégico, que é altamente apurado que torna faz com que o mercado de lá seja bastante ativo e dinâmico.
Do ponto de vista mais prático, foram observados alguns fatores como:
- relacionamento entre fornecedor e cliente;
- como negociar parcerias com outros sites;
- alto nº de ferramentas para automação de tarefas e processos;
Uma coisa que gostaria de ressaltar, principalmente para quem acompanhou o evento (fisicamente ou remotamente) é que boa parte dos números apresentados foram retirados de estudos feitos em outro(s) país(es), ou seja, lugares com culturas e públicos diferentes dos que lidamos no Brasil, portanto é preciso ter muito cuidado ao usá-los como parâmetro de argumento com nossos clientes e com o restante do mercado.
Lições para eventos, palestras e apresentações…
Outra lições importantíssimas, estas sim para profissionais da área de SEO, Links Patrocinados, Redes Sociais e Web Analytics do Brasil, tratam muito sobre a maneira como nos relacionamos com o mercado. Hoje em dia boa parte dos eventos interessantes que acontecem no mercado ao redor do mundo, são sempre cobertos com o Twitter, SlideShare e Youtube, e até mesmo transmissão por streaming, então, por favor, não cometa o desrespeito com quem vai prestigiar sua apresentação de:
- apresentar as mesmas coisas de sempre;
- mostrar apenas o resultado do seu case;
- reter o conhecimento sobre o assunto discutido;
- enrolar na hora de responder perguntas do público;
Hoje no Brasil, está se tornando comum alguns profissionais estarem mais interessados em aparecer no mercado do que contribuir com alguma coisa na evolução dele. Isso prova o quanto o mercado brasileiro está carente de bons profissionais e que uma parte deles são apenas um bom produto do Marketing pessoal…o que é ruim para o mercado…muito ruim, pois não representa evolução nenhuma e impede que bons profissionais apareçam e se destaquem mostrando seu trabalho e dando sua contribuição ao mercado!
Dicas
- renove e, se possível, inove em suas apresentações;
- apresente cases diferentes, não os mesmos de sempre;
- mostre como o trabalho foi feito, não só resultados;
- disponibize-as para visualização, ou até mesmo download;
- independente da presença da concorrência, não retenha conhecimento sobre os assuntos discutidos.
- após a sua apresentação, procure dar atenção ao público para esclarecimento de dúvidas e entrevistas.
Acho que estas simples dicas podem nos ajudar a enxergar novas possibilidades juntos para fazer com o que as demandas procurem e que nosso mercado se popularize de forma clara e responsável, pois todos falarão a mesma língua, reduzindo assim os ricos de alguns picaretas queimarem este ramo de atuação.
Agradecimentos
Não posso deixar de agradecer aos amigos brasileiros que compartilharam um pouco do evento com o mercado de SEM brasileiro. A cobertura do PubCon pelo Twitter de vocês foi ótima:
- Cassiano Travarelli (@cassy82);
- Fábio Ricotta (@fabioricotta);
- Tiago M. S. Luz, o Doc (@docluz);
- Willie Taminato (@williet).
Ah sim…muito obrigado aos gringos também que fizeram uma belíssima cobertura e aos palestrantes que fizeram mais um evento de alto nível! 😉